Iogurte Grego Caseiro II
Já aqui vos falei de como faço os meus iogurtes gregos caseiros mas no outro dia quando vos mostrei o meu snack da manha pediram-me que publicasse novamente como faço os iogurtes. São muito fáceis de fazer, mas é preciso tempo e paciência pois não é em 10 minutos que temos os iogurtes prontos a comer. É uma questão de organização. Imaginem, eu olho para o frigorífico e vejo que tenho dois ou três iogurtes, está na altura de fazer mais. Mas claro que depende do número de iogurtes que consomem diariamente.
Faço o preparado à noite que fica a fermentar pelo menos 8 horas. De manha, com o iogurte fermentado, ponho-o a escorrer até obter a consistência desejada.
Agora, para me ajudar neste processo, uso o meu kit para preparar queijo creme que a Tescoma me enviou. É perfeito para o queijo creme mas é igualmente perfeito para preparar o iogurte grego.
Em relação ao leite que uso, neste momento estou a usar o novo leite de pastagens da Terra Nostra, do programa Leite de Vacas Felizes. Encontrei-o em promoção no supermercado, o preço era mesmo convidativo a experimentar e foi o que fiz. Noto que ao fim de 8 horas de fermentação o iogurte está mais preso e depois de escorrer obtenho mais quantidade de iogurte do que antes. O sabor é magnífico e tem feito as nossas delícias.
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 1 iogurte natural
- adoçante a gosto, podem usar açúcar, mel, o que mais gostarem
Preparação:
Comece por levar o leite a lume e deixe aquecer até começar a fazer bolinhas de lado. Nessa altura retire do lume e deixe arrefecer até aos 45ºC. Se é como eu e não possui termómetro, use a seguinte dica: coloque o dedo indicador no leite e se aguentar a temperatura por dez segundos, o leite está no ponto para receber o iogurte.
Adicione então, o iogurte ao leite e bata com uma vara de arames. Nesta altura pode adoçar o iogurte.
Coloque o preparado dentro de um recipiente, eu coloco dentro da taça do meu kit para queijo creme, sem ter o cesto dentro claro. Tape o recipiente com uma tampa ou um prato e embrulhe numa manta bem quentinha.
Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 1 minuto. Desligue o forno e coloque o vosso (futuro) iogurte dentro do forno. Deixe fermentar durante pelo menos 8h, sem abrir a porta do forno. Esta é a parte em que precisamos ter paciência. Eu costumo preparar o iogurte à noite e deixo-o a fermentar até de manhã.
Passados esse tempo devemos ter um iogurte gigante. Para quem quer iogurtes normais para nesta altura, mas para quem quer iogurte grego tem ainda um passo à fazer.
Para iogurte grego:
Coloco um pano dentro do cesto do kit para queijo creme e ponho o iogurte dentro do pano. Encaixo o cesto na taça, ponho a tampa e levo ao frigorífico. Para quem não tem este acessório, coloque um coador grande ou um passador/peneira, sobre um recipiente bem lavado e seco. Dentro do coador coloque um pano de cozinha lavado, ou musselina. Coloque o iogurte dentro do pano. Tape com um prato e coloque dentro do frigorífico umas duas horas.
O que se pretende é que o iogurte largue o soro e fique consistente.
Passado esse tempo, retire o iogurte e mexa-o. Pode colocar num frasco grande ou fazer como eu e dividir por frascos pequenos em doses individuais, prontos a irem connosco para qualquer lado.
Como muitas vezes mas nunca fiz, mas ai está uma ótima sugestão.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Também costumo fazer algumas vezes cá em casa, fica uma delícia :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Blog: Guloso qb
Fica mesmo :)
EliminarBeijinhos
Cláudia Ralha
http://www.oprazerdacozinha.com
Que cremoso! Adoro iogurte grego, mas nunca fiz um caseiro :)
ResponderEliminar