Dicas de Economia Doméstica para 2024: Como Estou a Poupar Mais Este Ano

Este ano tem sido... desafiador, vamos chamar assim. E isso tem me obrigado a olhar para o nosso dia a dia e perceber onde conseguimos poupar mais.

Mas vamos primeiro resumir algumas questões. Em Abril de 2023 compramos casa. Os juros já estavam altos, mas decidimos arriscar mesmo assim. Infelizmente ainda subiram mais um pouco, mas agora estão finalmente a descer (mesmo que lentamente). 

No final do ano estive uns meses de baixa médica e em Maio fiquei sem trabalho. 

Tudo parece mais caro a cada semana que passa e o orçamento doméstico cada vez mais curto.

Tudo isto obrigou-me a alguns ajustes que vou partilhar convosco:


1. Nunca a lista de compras + ementa semanal + inventários do que já temos em casa fez tanto sentido para mim. Estou desde o fim das férias a apostar em compras semanais, sempre com a lista e com a ementa definida. Mas ainda estou a analisar para ver o que funciona melhor a nível de orçamento (compras semanais ou uma compra grande no início do mês).


2. Passei a dar ainda mais importância ao que posso fazer em casa, desde pão, bolachas e snacks, a coisas como salgadinhos, nuggets de frango, etc. Esta semana voltei a cozer feijão em casa, já não o fazia há anos e com 1kg de feijão seco, consegui ficar com 2kg de feijão cozido. 


3. Ainda na parte alimentar, comecei a dar ainda mais importância ao congelador. Ele consegue ser um óptimo aliado. Aproveitar promoções de legumes e congelar, para sopas e salteados, por exemplo. Também fiz molho de tomate com vários tomates que me deram, o que é óptimo. 


4. Energia e Eletricidade Em 2024: tenho feito um esforço extra para reduzir o consumo de energia cá em casa. Investimos em lâmpadas LED e o uso de eletrodomésticos eficientes tem feito uma diferença considerável nas contas. Além disso, programar os aparelhos para funcionarem nas horas de menor custo tem sido uma das maiores poupanças, principalmente a máquina de secar roupa.


5. Revisão de Assinaturas e Subscrições: A minha última dica é rever todas as assinaturas e subscrições que temos. Serviços de streaming ou até aplicações que pagamos mensalmente muitas vezes passam despercebidos. Uma revisão rápida ajudou-me a cortar alguns gastos que não faziam mais sentido. Aproveitamos a oferta da Vodafone de 1 ano de Amazon Prime e também 1 ano de HBO Max. Tínhamos a Netflix a renovar automaticamente, mas por vezes passávamos meses completos sem assistir nada, então o que iremos fazer é subscrever quando tivermos uma lista de séries/filmes para assistir. Uma subscrição que confesso que me custou foi a do Spotify, mas acho absurdo o último aumento de preço. O que faço é aproveitar quando há a campanha de 3 meses pelo preço de 1.


Deixo-vos aqui esta lista com 5 dicas e sugestões que temos aplicado cá em casa e espero que seja útil. Se tiverem mais dicas, podem deixar nos comentários. E se quiserem que traga um novo artigo do género, digam também nos comentários.


Um beijinho,

Cláudia Ralha




Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.