Tarte de maçã e nozes
Domingo passado tive uma paragem digestiva com direito ao pacote todo. Desde náuseas, vómitos, dores horríveis no estômago, tonturas, tremores e sensação de desmaio. Juro-vos que nunca me senti tão mal, nem quando tinha crises da vesícula (tinha pedra e fui operada há uns anos). Ontem doía-me o corpo todo, não conseguia comer nem estar de pé durante muito tempo. Hoje continuo com pouco apetite mas felizmente estou a sentir-me bem melhor. Têm sido uns dias bastante animados!
Com tudo isto, ontem nem vim à net e por isso não houve receita. Sendo assim hoje é a primeira da semana e começamos com algo docinho para alegrar.
Espero que gostem desta minha tarte de maçã.
Ingredientes:
Para a massa:
- 100gr de açúcar em pó
- 100gr de manteiga
- 250gr de farinha
- 20 ml de leite
- 3 gemas
- 1 pitadinha de sal
Para o recheio:
- 2 maçãs
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá bem cheia de canela
- 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
- 50gr de nozes picadas
- sumo de meio limão
Preparação:
Comece por fazer a massa que ainda tem de repousar antes de ir ao forno.
Num processador coloque todos os ingredientes. A farinha, o açúcar, o leite, as gemas e a manteiga. Ligue o processador até tudo se misturar bem. A massa ficará a parecer migalhas, não se preocupe pois é mesmo assim.
Coloque a massa numa bancada polvilhada de farinha e forme uma bola. Embrulhe em película aderente e coloque no frigorífico por 30 minutos.
Passado este tempo, coloque a massa na bancada polvilhada com farinha e estique-a com o rolo da massa. Coloque numa tarteira untada com manteiga.
Entretanto prepare o recheio. Descasque as maçãs, retire o caroço e corte em pedaços para dentro de uma tigela. Adicione a canela, o açúcar, as nozes e o amido de milho, envolva bem. Regue com o sumo de limão e misture tudo. Coloque o recheio por cima da base de massa.
Com as sobras de massa, voltei a esticar e cortei tiras para fazer aquela renda do topo.
Coloque a tarte no forno que deve estar preaquecido a 180ºC. Demora cerca de 35/40 minutos a cozer, mas pelo meio pode ser necessário cobrir com papel de alumínio para não queimar.
Quando estiver cozida, retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Gosto pois! Tartes de maçã são das minhas preferidas! Beijinhos e espero que estejas melhor
ResponderEliminarQue chato! Espero que entretanto a coisa tenha melhorado muito :/ A tarte ficou muito gira, adorei o padrão!
ResponderEliminar