Viagens–Guimarães
Esta semana vamos falar sobre a cidade berço.
Já devem ter reparado que o nosso gosto sobre cidades históricas é imenso. Pois é bem verdade. Adoramos passear, mas para nós passeio tem de ser “suado”. Ou seja, muitos km a pé a descobrir terras, cantos e recantos.
Este foi mais um desses passeios. Mas muito ficou por ver por isso, fica a promessa de voltarmos a esta bela cidade tão breve quanto possível.
A zona histórica e toda a sua envolvente com o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança é imperdível. A zona histórica ganhou nova vida com o facto de este ano Guimarães ser Capital Europeia da Cultura. Existem por isso inúmeras atividades, desde concertos a teatro. Mais um excelente factor para irem a Guimarães.
E a Senhora da Penha?! Há tanto tempo eu não ia à Senhora da Penha. Paisagem deslumbrante e sem número de grutas que nos fazem perder e nos apaixonam pelo local.
Não há mais palavras…
Guimarães
Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 52 181 habitantes, repartidos por uma malha urbana de 23,5 km², em 20 freguesias e com uma densidade populacional de 2 223,9 hab/km².
É sede de um município com 241,05 km² de área e 158 124 habitantes (2011) (em queda se comparada com a população estimada de 162 592 habitantes em 2009 e aos Censos de 2001), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.
É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.
Algumas fotos:
Senhora da Penha
El Rei
Paços dos Duques de Bragança
No Castelo
Vistas da Torre de Menagem do Castelo de Guimarães
Geocaching
Sem comentários: