Bolachas de aveia, arandos e sementes

Como vocês sabem eu todas as semanas preparo bolachas para os lanches. O meu marido leva para o trabalho e também preparo para a minha mãe. Tento variar, para ninguém enjoar, mas nem sempre é fácil.  Agora em quarentena ainda pior, parece que tudo desaparece desta casa! 
Tenho uma receita base e, volta e meia, altero alguns ingredientes fazendo com que pareça sempre uma receita nova. De tal forma que as colegas da minha mãe pedem-lhe muitas vezes a receita. Acreditem que ter uma boa base é fundamental, depois é só adicionarem o que mais gostarem e todas as semanas preparam bolachas deliciosas e diferentes. Vou alterando os frutos que adiciono, por vezes em vez de manteiga coloco manteiga de amendoim, entre outras coisas. A versão que vos trago hoje é uma das últimas que preparei e que gostamos muito. Espero que vocês também gostem.


Ingredientes:
- 150gr de manteiga
- 85gr de açúcar
- 150gr de farinha de aveia
- 125gr de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de água fria
- 50gr de arandos secos
- raspa de 1 limão
- mistura de sementes a gosto

Preparação: 
Com uma faca pique grosseiramente os arandos e reserve.
Numa taça coloque a manteiga e o açúcar. Bata até ficar num creme. 
Adicione as duas farinhas, a água bem fria, a raspa de limão e os arandos. Amasse até ficar homogéneo. 
Coloque a massa na bancada polvilhada com farinha e forme um rolo com +/- 5cm de diâmetro. 
Enrole em película aderente e coloque no congelador até a massa ficar dura e ser mais fácil cortar as bolachas. 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. 
Retire a massa das bolachas do congelador, livre-se da película aderente e com uma faca bem afiada corte fatias com 1cm de espessura. Disponha as bolachas no tabuleiro e por cima coloque algumas sementes, pressione bem para estas se agarrarem às bolachas. Leve ao forno até ficarem douradinhas. Retire-as do forno e deixe arrefecer completamente antes de as guardar numa caixa hermética. 
Quando tirar as bolachas do forno, mesmo estando bem douradinhas elas vão estar moles, mas conforme arrefecem ficam rijas e crocantes.

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.