Lasanha com bolonhesa e puré de abóbora
Na casa dos meus pais não era comum comer este tipo de pratos. Continua a não ser pois os meus pais não são muito apreciadores. Eu lembro-me de comprar uma lasanha de comprar, provar e simplesmente odiar o sabor e a partir desse dia nunca mais quis ouvir falar de tal prato. O meu marido, na altura namorado, também não era apreciador de lasanha. Mas, somos os dois, apaixonados por Itália e pela sua gastronomia. Como é que era possível não comermos lasanha? Ainda por cima adoramos pastas, bolonhesas, queijos, entre outras coisas tão boas.
Um dia, nas compras, lembrei-me de comprar folhas de massa fresca e aventurar-me. Experimentei e desde aí somos grandes apreciadores. Às vezes acho que tenho uma costela italiana, pelo menos no meu coração, sem dúvida.
Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho esmagados
- azeite q.b.
- 400gr de carne de vaca picada
- 1 chouriço corrente picado
- 500ml de caldo de carne (eu usei caldo de frango caseiro)
- sal e pimenta q.b.
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 12 placas de massa fresca (usei de compra)
- 1 mozzarella
- 2 fatias de abóbora menina (aproximadamente 1/4)
- 50gr de queijo feta
Para o molho bechamel:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 250ml de leite morno
- sal e pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
- 1 gema de ovo
Preparação:
Esta receita requer alguma preparação, vamos por partes.
Retire a casca à abóbora e coloque-a num tabuleiro e leve ao forno a assar a uns 180ºC até ficar macia. Nessa altura retire a abóbora do forno, coloque no processador e triture. Adicione o queijo feta e triture novamente até ficar um puré sedoso. Reserve.
Leve um tacho ao lume com a cebola picada e um fio de azeite. Deixe a cebola cozinhar um pouco e adicione o alho esmagado. Os tempos são diferentes, pois o alho queima muito mais depressa. Junte a carne de vaca e o chouriço, ambos picados e frite, mexendo sempre. Adicione a polpa de tomate e cozinhe um pouco.
O caldo que eu usei é caseiro, vocês podem usar de compra, aconselho a usarem-no morno, por isso aqueçam um pouco. Adicionem caldo à carne e deixem cozinhar. Vão adicionando caldo conforme necessário. No final queremos a carne cozinhada, não deve estar completamente seca, mas também não a queremos cheia de molho. Queremos uma bolonhesa cremosa, por isso não acrescente o caldo todo de uma vez, vão acrescentando conforme necessário. Temperem de pimenta e sal, mas não se esqueçam que o caldo tem temperos, por isso tenham cuidado, provem tudo.
Façam o molho bechamel. Leve ao lume um tachinho com a manteiga, quando derreter acrescente a farinha e mexa bem com a vara de arames. Acrescente o leite morno, em fio e sempre a bater com a vara para não ficar um molho cheio de grumos. Acrescente a gema de ovo e bata bem Deixe cozinhar um pouco para engrossar. Tempere de sal, pimenta e com um pouco de noz moscada.
A gema de ovo pode parecer-vos estranho, mas foi uma dica que me deram e desde aí que coloco sempre e adoro.
Agora que temos todos os componentes só temos de montar a nossa lasanha.
Coloque um pouco de molho bechamel no fundo da assadeira. Cubra com placas de massa, Depois metade do puré de abóbora, nova camada de placas de massa, a seguir bolonhesa de carne, novamente placas de massa, o restante puré de abóbora e cobrimos com massa. No final colocamos o bechamel bem espalhado e a mozzarella em pedaços.
Leve ao forno que deve estar pré-aquecido a 180ºC, durante uns 25/30 minutos, até a lasanha estar douradinha.
Bom apetite.
Cá em casa adoramos lasanha! Ainda ontem fiz mas substituí as folhas de massa por folhas de beringela! Beijinhos
ResponderEliminarTenho de experimentar com beringela, já ando para o fazer há algum tempo :)
EliminarBeijinhos
Cláudia
Às vezes é preciso fazermos nós as coisas para as apreciarmos totalmente! Nada como uma refeição caseirinha e personalizada. Essa lasanha deve ser deliciosa, nem se compara às congeladas! :)
ResponderEliminar